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RADIADOR, SISTEMA DE ARREFECIMENTO OU DE REFRIGERAÇÃO DO VEÍCULO: NÃO IMPORTA COMO VOCÊ CHAMA, VOCÊ PRECISA PROTEGER ESSE SISTEMA!

Apesar de ser recomendado pelos fabricantes de automóveis há muitas décadas, o aditivo para o radiador, que deve ser adicionado à água do sistema de arrefecimento, ainda gera incertezas. Muitas pessoas optam por não utilizá-lo, seja por suspeitar dos seus efeitos ou simplesmente por desconhecimento. Se você está nessa situação, é recomendável dar uma oportunidade ao produto, pois o aditivo para radiador desempenha um papel crucial na proteção do motor do seu carro.

A principal função do aditivo para radiador é reduzir o ponto de congelamento da água e elevar o ponto de ebulição, permitindo que a água ferva em temperaturas mais altas. Além disso, ele atua impedindo que as galerias do motor sofram corrosão devido ao contato com a água.

 

A água, mesmo tratada, contém elementos como cloro, flúor e outros minerais que, ao reagirem com as superfícies metálicas do motor, resultam na formação de uma camada de ferrugem que dificulta a troca de calor entre o bloco e o fluido.

 

Outra função importante do aditivo para radiador é lubrificar a bomba d'água do veículo. Embora a água seja eficiente como refrigerante, ela não é um bom lubrificante. Por isso, se a bomba de água trabalhar por longos períodos sem lubrificação adequada, é comum que apresente defeitos e precise ser substituída. Quando o fluido está contaminado com ferrugem, o desgaste na bomba é ainda maior.

Arrefecimento
Radiador de carro
Arrefecimento

É essencial observar que o aditivo para radiador recomendado pelo fabricante do carro é especificado de acordo com as características do motor. Utilizar um aditivo diferente pode alterar o desempenho do sistema de refrigeração, portanto, é imprescindível seguir as orientações do manual do veículo.

 

Ademais, é importante nunca misturar produtos de marcas diferentes, pois isso pode resultar na formação de resíduos nas galerias de arrefecimento, principalmente se o aditivo utilizado for de baixa qualidade.

DICAS PARA EVITAR QUE O MOTOR FERVA

Quando o motor do veículo aquece além do recomendado, ultrapassando a temperatura adequada de funcionamento, diversos problemas podem surgir, incluindo o risco de danificar o cabeçote ou até mesmo fundir o motor. Isso pode resultar em prejuízos significativos, custando milhares de reais! Portanto, é fundamental manter o sistema de arrefecimento (que inclui radiador, bomba d’água, ventoinha e válvula termostática, entre outros componentes) em perfeitas condições.

Algumas dicas essenciais para garantir o bom funcionamento do sistema de arrefecimento são as seguintes:

 

1- Verifique regularmente o nível do líquido de arrefecimento

Certifique-se de que o nível do líquido de arrefecimento esteja sempre entre as marcações mínima e máxima. Caso o nível esteja abaixo do mínimo, pode ocorrer falta de líquido. Já se estiver acima do máximo, podem surgir problemas também.

 

2- É importante notar que o líquido de arrefecimento não deve ser reduzido Frequentemente, especialmente em carros com sistemas selados (que são a maioria dos veículos atualmente em circulação). Se você precisar completar o nível do líquido semanalmente, por exemplo, é provável que haja um vazamento que precisa ser identificado e corrigido.

 

3- Evite utilizar água pura no radiador

O ideal é não utilizar apenas água pura no radiador. Atualmente, é recomendada uma mistura que varia de acordo com o fabricante, geralmente composta por 50% de água pura (ou destilada ou desmineralizada) e 50% de aditivo etileno glicol.

 

Essa combinação é conhecida como "líquido de arrefecimento". E qual a importância do aditivo? Ele tem duas funções principais: limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e a formação de depósitos de sujeira, e também elevar o ponto de ebulição da água, dificultando que ela entre em ebulição quando submetida a altas temperaturas.

 

4- Nunca utilize água da torneira

A água da torneira contém muitos sais minerais que, quando utilizados por um longo período, podem se acumular no radiador e em todo o sistema de arrefecimento, prejudicando a circulação da água. Além disso, em algumas regiões do Brasil, há o fenômeno da chamada "água dura", que agrava ainda mais esse problema.

 

Se houver emergências e você precisar temporariamente completar o nível de água no radiador, apenas utilize água pura com um aditivo apropriado ou uma mistura pronta, como é o caso do +PRORADI. No entanto, o uso prolongado de água da torneira deve ser evitado a todo custo.

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