O Trio de Proteção para o Diesel
- GrupoABMT
- 9 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

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Hoje no Brasil temos 2 tipos de diesel comercial: S10 e S500. O diesel S10 contém 10 ppm de enxofre e é amarelado e o diesel S500 contém 500 ppm de enxofre e é vermelho (recebe um corante para ficar nessa coloração). O diesel S10 é considerado de ultrabaixo enxofre.
Todo diesel comercial brasileiro, tanto S10 quanto S500 contém biodiesel em sua composição. Hoje, o teor de biodiesel no diesel é 14%. Assim temos hoje Diesel S10 B10 e Diesel S500 B10.
A mistura do biodiesel ao diesel traz algumas vantagens muito relevantes, que é a melhora da lubricidade, evitando problemas de quebras de bomba e desgaste das peças metálicas. Outra contribuição do biodiesel é em relação ao aumento do número de cetano.
Contudo, existem algumas desvantagens. Dentre elas podemos citar a perda de estabilidade do combustível e a tendência a maior absorção de água (higroscópico) por esse combustível, podendo gerar problemas como: corrosão dos componentes do sistema de injeção de combustível; redução do poder calorífico do combustível (ocasionando eventualmente perda de potência e dificuldade de partida dos motores) e; proliferação de bactérias.
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